SEJAM BEM VINDOS!

Sejam bem vindos ao nosso blog!

Eu sou Maria Rodrigues da Silva, aluna do curso de Mídias na Educação-UFRN e professora Regente do Lab. de Informática

É com muito prazer que apresentamos ao público em geral as atividades e producões desenvolvidas pela nossa escola: professores e alunos.



CLIK E CONFIRA.



domingo, 17 de junho de 2012

A IMAGEM NA LEITURA

   A Imagem na Leitura: Refazendo o Livro Didático de Língua Inglesa

                            By   Maria Rodrigues da Silva


O Cristo Redentor um ícone do turismo brasileiro e um dos principais postais do Rio de Janeiro ganhou  destaque em 2007, ao ser considerado uma das maravilhas do mundo. Este monumento possui 76 anos de exuberância e está situado a 710 metros acima do mar, possui 38 metros de altura , incluindo o pedestral. Sua inauguração ocorreu no dia 12 de outubro de 1931. O projeto é do engenheiro Heitor da Silva Costa, mas o desenho é do artista plástico Carlo Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Londowsky, porém estudos recentes feitos pela bisneta de Heitor, apontam  a autenticidade de autoria do engenheiro brasileiro.
            A imagem representa o Cristo  se posicionando acima da cidade, corpo ereto, braços abertos, representando a figura de um Deus que abençoa todos  e assim recebe seus visitantes. A face um pouco voltada para baixo e para esquerda, estrategicamente planejada para ser avistada da cidade inteira e para dar a estatua leveza de quem protege e abençoa, bem como a expressão de seu rosto, a túnica, o manto,  foram elaborados para dar a Cristo um imponente respeito. Diante a exuberância de todo verde que representa parte de nossa flora brasileira e parte da formação de nosso relevo. Numa visão mais recente aproveitou-se este extraordinário cenário para exibir , quase que uma bandeira, a frase em Língua Inglesa: WELCOME FIFA WORLD COP 2014 . Boa perspectiva para se trabalhar a Língua Inglesa. Utilizando-se de imagem representativas de nossa cultura. Pois os livros de língua Inglesa  privilegiam, bem mais as imagens que representam ,por exemplo, Os Estados Unidos, a Inglaterra, exportando, divulgando, valorizando  o sua cultura , muitas vezes em detrimento da nossa. Precisamos do ensino da Língua Inglesa para brasileiros e como tal enfatizando a nossa cultura. Como vamos apresentar  a nossa cultura,enfim, os nossos pontos históricos e  turísticos, especialmente para os turistas que só falam o Inglês?  Seria interessante
            

Um comentário:

  1. O trabalho com imagem é importante para que o leitor vivencie o que está sendo tratado no texto. PARABÉNS Maria Rodrigues, continui assim e terá grande sucesso em seu ambiente de trabalho.

    BY:LAURA RODOLFO

    ResponderExcluir